ST.
01 - Historiografia e Ensino de História
Coordenação: Profª Ma. Tatiane Chates e Prof. Me. Rodrigo
Lopes
Ementa:
As
formas através das quais as diversas correntes historiográficas são trabalhadas
e discutidas no ambiente educacional devem merecer particular atenção dos/as
historiadores/as e dos/as curricularistas em História. O positivismo, o
marxismo e a Nouvelle Histoire,
somente para citar alguns exemplos, exerceram influências diferenciadas entre
os/as educadores/as de História. Enfatizar a utilização de documentos oficiais
escritos, a compreensão dos modos de produção como fator determinante para o
entendimento das sociedades constituídas e/ou a multiplicidade de temas, de
abordagens e de fontes históricas diversifica não somente o olhar dos/as
historiadores/as, mas também dos/as professores/as de História, sedentos/as por
metodologias variadas para o tratamento dos documentos históricos. Tais
documentos podem também ser instrumentalizados entre os/as estudantes de
História, do ensino fundamental ao ensino médio, embora de maneira mais
simples, e de acordo com as metodologias mais adequadas. Uma tomada de posição
docente, frente às escolas historiográficas, se reflete em uma tomada de
posição pedagógica. Afinal, permanece a questão: o ensino de História deve ter
também por função a politização de seus/uas estudantes ?
ST.
02 - História, sexualidade e identidade
Coordenação: Prof. Me. Luiz Alberto Lima e Profa. Dra.
Maria Aparecida Prazeres Sanches.
Ementa:
Este
Simpósio Temático focaliza as pesquisas na área de gênero em suas múltiplas
articulações conceituais (Raça, Classe, Geração, Identidade, sexualidade), dando conta das possibilidades de análise
históricas no qual as relações de gênero aparecem como construtos das
experiências históricas de homens e mulheres. E é dentro dessas experiências
que produzimos nossas identidades que, assim como a cultura, estão em constantes
processos de transformação e são historicamente repensadas. O Simpósio visa
também propiciar o debate historiográfico com vista a preencher lacunas
subjacentes a esse debate na Bahia como possibilitar o surgimento de novas
pesquisas nesse campo de reflexão.
ST.
03 – África e diásporas: Escravidão, Inquisição e outras sociabilidades
Coordenação: Profª Ma. Cristiane Batista da S. Santos e Prof. Dr. Josivaldo Pires de Oliveira
Ementa:
Este simpósio foi pensado no âmbito das
ações do grupo de pesquisa Populações Negras: Pesquisa e Extensão (CNPq/UNEB) e
tem como objetivo reunir pesquisadores de diferentes instituições e região, que
tem desenvolvido estudos sobre as populações negras na África e na diáspora,
preferencialmente nas sociedades brasileiras, independentemente da
temporalidade abordada. Desta forma, serão acolhidos os trabalhos sobre
escravidão, inquisição e cultura de resistência, manifestações religiosas,
festas negras e outras experiências dos chamados batuques negros: capoeiras, sambas
e “danças dramáticas” de matrizes africanas.
ST.
04 - Oralidades e Linguagens
Coordenação: Profª . Dra. Marinélia Silva e Prof. Me.
Dirceu Pereira
Ementa:
Esse Simpósio Temático
acolhe trabalhos que utilizam fontes orais como metodologia de pesquisa em
história e outras áreas de conhecimento e que primam pelo diálogo com
literaturas ... Um dos nossos objetivos é trocar experiências de pesquisa com o
foco direcionado para questões técnicas e epistemológicas em torno do diálogo
com aquela “fonte” co-produzida pelo pesquisador. O outro objetivo é ler
personagens “sertanejos”, “negras”, “subalternas (os)” nas narrativas em
apreço.
ST.
05 - Relações de Poder, Estado e Movimentos Sociais
Coordenação:
Profª. Ma. Regiane Lopes e
Adriana Albert
Ementa:
Este simpósio tem por objetivo
discutir os processos de formação e transformação do Estado, bem como as
instâncias de organização da sociedade civil (partidos políticos, imprensa,
igreja, sindicatos, clubes sociais e esportivos, grupos ambientalistas,
associações profissionais e culturais, cooperativas, dentre outros). Aborda
também a constituição de movimentos sociais, rurais e urbanos, seus
desdobramentos e mudanças históricas, procurando dar visibilidade às ações
políticas e culturais das minorias, frente ao Estado e às relações de poder
presentes no Brasil Republicano, na busca da garantia e ampliação de direitos.
ST.
06 - Religião e Religiosidades
Coordenação: Profª
Ma. Silene Arcanja Franco e
Profa. Me. Gilmara Pinheiro
Ementa:
As
religiões são espaços de produção e de representações sociais. Nas últimas
décadas as pesquisas centradas na temática religiosa se tornaram mais
frequentes na historiografia brasileira. Interessada em estudar o campo
religioso e suas interfaces, a história das religiões, passou a ter como
objetivo específico a origem das religiões e as inter-relações desta com o
homem e a sociedade. Dessa forma, o estudo das religiosidades populares abriu
espaço para a incorporação de pesquisas sobre religiões mediúnicas e
afro-brasileiras no campo historiográfico. O objetivo desse simpósio é reunir
pesquisas em andamento ou concluídas que discutam religião e religiosidade,
suas práticas e relações culturais, sociais, políticas e educacionais no Brasil
durante o século XIX e XX. Estudos sobre Instituições religiosas, Catolicismo,
Espiritismo, religiões Evangélicas, Pentecostalismo e religiões
afro-brasileiras e indígenas são focos de discussão desse simpósio temático.
ST.
07 – Trabalho e trabalhadores
Coordenação: Profª. Dra. Marcia Cury e Prof. Me. Hamilton Rodrigues.
Ementa:
A
historiografia brasileira vem protagonizando ao longo das últimas décadas uma
importante renovação e a consolidação do campo de estudos voltados à
interpretação da classe trabalhadora. Tal historiografia, influenciada por
diversos autores, com destaque para a História Social de origem britânica, em
especial por meio das obras de E. P. Thompson e Eric Hobsbawm, destaca-se por
abarcar os múltiplos aspectos que envolvem a temática do mundo do trabalho, das
experiências e elementos conformadores da identidade dos trabalhadores.
Inserido nesta perspectiva, o Simpósio Temático Trabalho e Trabalhadores tem
como objetivo contemplar pesquisas que privilegiem uma história vista ‘de
baixo’, ou seja, que privilegie o trabalhador livre, liberto ou escravo, urbano
ou rural, enquanto ser social sujeito da sua própria história. Dessa
forma, busca-se congregar as diversas dimensões que compõem as experiências dos
trabalhadores, seja no espaço de trabalho, nas suas organizações políticas, sindicais,
nos bairros ou nos espaços culturais. O Simpósio se propõe aglutinar pesquisas
que sejam voltadas aos significados do trabalho como âmbito privilegiado de
constituição e de expressão de costumes comuns e identidades, dos diversos
níveis de conflitos e de solidariedades possíveis, bem como de manifestações
diversas da consciência de classe. Em síntese, este simpósio tem como objetivo
agregar pesquisadores que ao longo das últimas décadas têm analisado a
complexidade do processo de formação da classe trabalhadora.
Como fazemos as inscrições como ouvinte/participante em algum Simpósio desses?
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