SIMPÓSIOS

ST. 01 - Historiografia e Ensino de História
Coordenação: Profª Ma. Tatiane Chates e Prof. Me. Rodrigo Lopes

Ementa:
As formas através das quais as diversas correntes historiográficas são trabalhadas e discutidas no ambiente educacional devem merecer particular atenção dos/as historiadores/as e dos/as curricularistas em História. O positivismo, o marxismo e a Nouvelle Histoire, somente para citar alguns exemplos, exerceram influências diferenciadas entre os/as educadores/as de História. Enfatizar a utilização de documentos oficiais escritos, a compreensão dos modos de produção como fator determinante para o entendimento das sociedades constituídas e/ou a multiplicidade de temas, de abordagens e de fontes históricas diversifica não somente o olhar dos/as historiadores/as, mas também dos/as professores/as de História, sedentos/as por metodologias variadas para o tratamento dos documentos históricos. Tais documentos podem também ser instrumentalizados entre os/as estudantes de História, do ensino fundamental ao ensino médio, embora de maneira mais simples, e de acordo com as metodologias mais adequadas. Uma tomada de posição docente, frente às escolas historiográficas, se reflete em uma tomada de posição pedagógica. Afinal, permanece a questão: o ensino de História deve ter também por função a politização de seus/uas estudantes ?


ST. 02 - História, sexualidade e identidade
Coordenação: Prof. Me. Luiz Alberto Lima e Profa. Dra. Maria Aparecida Prazeres Sanches.

Ementa:
Este Simpósio Temático focaliza as pesquisas na área de gênero em suas múltiplas articulações conceituais (Raça, Classe, Geração, Identidade, sexualidade),  dando conta das possibilidades de análise históricas no qual as relações de gênero aparecem como construtos das experiências históricas de homens e mulheres. E é dentro dessas experiências que produzimos nossas identidades que, assim como a cultura, estão em constantes processos de transformação e são historicamente repensadas. O Simpósio visa também propiciar o debate historiográfico com vista a preencher lacunas subjacentes a esse debate na Bahia como possibilitar o surgimento de novas pesquisas nesse campo de reflexão.


ST. 03 – África e diásporas: Escravidão, Inquisição e outras sociabilidades
Coordenação: Profª Ma. Cristiane Batista da S. Santos e Prof.  Dr. Josivaldo Pires de Oliveira

Ementa:
Este simpósio foi pensado no âmbito das ações do grupo de pesquisa Populações Negras: Pesquisa e Extensão (CNPq/UNEB) e tem como objetivo reunir pesquisadores de diferentes instituições e região, que tem desenvolvido estudos sobre as populações negras na África e na diáspora, preferencialmente nas sociedades brasileiras, independentemente da temporalidade abordada. Desta forma, serão acolhidos os trabalhos sobre escravidão, inquisição e cultura de resistência, manifestações religiosas, festas negras e outras experiências dos chamados batuques negros: capoeiras, sambas e “danças dramáticas” de matrizes africanas.


ST. 04 - Oralidades e Linguagens
Coordenação: Profª . Dra. Marinélia Silva e Prof. Me. Dirceu Pereira


Ementa:
Esse Simpósio Temático acolhe trabalhos que utilizam fontes orais como metodologia de pesquisa em história e outras áreas de conhecimento e que primam pelo diálogo com literaturas ... Um dos nossos objetivos é trocar experiências de pesquisa com o foco direcionado para questões técnicas e epistemológicas em torno do diálogo com aquela “fonte” co-produzida pelo pesquisador. O outro objetivo é ler personagens “sertanejos”, “negras”, “subalternas (os)” nas narrativas em apreço.


ST. 05 - Relações de Poder, Estado e Movimentos Sociais
Coordenação:  Profª. Ma.  Regiane Lopes e Adriana Albert


Ementa:
Este simpósio tem por objetivo discutir os processos de formação e transformação do Estado, bem como as instâncias de organização da sociedade civil (partidos políticos, imprensa, igreja, sindicatos, clubes sociais e esportivos, grupos ambientalistas, associações profissionais e culturais, cooperativas, dentre outros). Aborda também a constituição de movimentos sociais, rurais e urbanos, seus desdobramentos e mudanças históricas, procurando dar visibilidade às ações políticas e culturais das minorias, frente ao Estado e às relações de poder presentes no Brasil Republicano, na busca da garantia e ampliação de direitos.


ST. 06 - Religião e Religiosidades
Coordenação: Profª  Ma. Silene Arcanja Franco e  Profa. Me. Gilmara Pinheiro

Ementa:
As religiões são espaços de produção e de representações sociais. Nas últimas décadas as pesquisas centradas na temática religiosa se tornaram mais frequentes na historiografia brasileira. Interessada em estudar o campo religioso e suas interfaces, a história das religiões, passou a ter como objetivo específico a origem das religiões e as inter-relações desta com o homem e a sociedade. Dessa forma, o estudo das religiosidades populares abriu espaço para a incorporação de pesquisas sobre religiões mediúnicas e afro-brasileiras no campo historiográfico. O objetivo desse simpósio é reunir pesquisas em andamento ou concluídas que discutam religião e religiosidade, suas práticas e relações culturais, sociais, políticas e educacionais no Brasil durante o século XIX e XX. Estudos sobre Instituições religiosas, Catolicismo, Espiritismo, religiões Evangélicas, Pentecostalismo e religiões afro-brasileiras e indígenas são focos de discussão desse simpósio temático.



ST. 07 – Trabalho e trabalhadores
Coordenação: Profª. Dra. Marcia Cury e Prof. Me. Hamilton Rodrigues.

Ementa:

A historiografia brasileira vem protagonizando ao longo das últimas décadas uma importante renovação e a consolidação do campo de estudos voltados à interpretação da classe trabalhadora. Tal historiografia, influenciada por diversos autores, com destaque para a História Social de origem britânica, em especial por meio das obras de E. P. Thompson e Eric Hobsbawm, destaca-se por abarcar os múltiplos aspectos que envolvem a temática do mundo do trabalho, das experiências e elementos conformadores da identidade dos trabalhadores. Inserido nesta perspectiva, o Simpósio Temático Trabalho e Trabalhadores tem como objetivo contemplar pesquisas que privilegiem uma história vista ‘de baixo’, ou seja, que privilegie o trabalhador livre, liberto ou escravo, urbano ou rural, enquanto ser social sujeito da sua própria história.  Dessa forma, busca-se congregar as diversas dimensões que compõem as experiências dos trabalhadores, seja no espaço de trabalho, nas suas organizações políticas, sindicais, nos bairros ou nos espaços culturais. O Simpósio se propõe aglutinar pesquisas que sejam voltadas aos significados do trabalho como âmbito privilegiado de constituição e de expressão de costumes comuns e identidades, dos diversos níveis de conflitos e de solidariedades possíveis, bem como de manifestações diversas da consciência de classe. Em síntese, este simpósio tem como objetivo agregar pesquisadores que ao longo das últimas décadas têm analisado a complexidade do processo de formação da classe trabalhadora.

Um comentário:

  1. Como fazemos as inscrições como ouvinte/participante em algum Simpósio desses?

    ResponderExcluir